Análise de dados: Sua empresa ainda está em preto e branco?

A imagem de uma televisão antiga nos traz uma relação muito forte sobre como analisamos os dados em nossas empresas. Segundo o Cappra Institute for Data Science, 70% das empresas tomam decisões baseadas em Feeling, ou seja, ainda estão em preto e branco quanto a análise dos dados do seu próprio negócio.

Por outro lado, nas empresas que fazem uso dos dados na tomada de decisão, ainda há uma grande dúvida:

Para melhorar o processo de decisão da minha empresa, qual a melhor solução de análise de dados? BUSINESS INTELLIGENCE (BI) OU BUSINESS ANALYTICS (BA)?

Vamos a uma breve explicação e um case prático para que você mesmo possa tirar suas conclusões.

Business Intelligence (BI)

Olha para o passado: Faz a leitura de um conjunto de dados em um data warehouse (armazém de dados), extrai informações úteis e elabora relatórios para apoiar os tomadores de decisão. O BI lhe ajuda a saber o que aconteceu, analisando dados históricos, assim você pode analisar e mudar o que não deu certo.

Business Analytics (BA)

Olha para o futuro: Partindo de um problema de negócio, contempla a leitura de um data warehouse e ainda Big Data (análise de grandes massas de dados), Data Science (estruturação de dados, data mining, inteligência artificial, análise preditiva, Data Viz e muito mais). No BA, a apresentação das informações é feita através de dashboards com análises inteligentes que direcionam a estratégia de negócio. O BA lhe ajuda a olhar para trás para obter parâmetros históricos, e olhar para frente para antecipar o que vai acontecer, para que você tome ações antes, e com isso garanta o êxito de suas operações.

As principais diferenças entre Business Intelligence e Business Analytics são as perguntas e o momento em que as perguntas são respondidas.

Aplicação prática de Business Intelligence x Business Analytics

Vamos supor que você é responsável por Compras de uma rede de Supermercados. O BI lhe informa que nas últimas duas semanas, na unidade de Joinville – SC, houve um aumento de 6% no consumo de água, você analisa seu estoque e verifica que ainda há estoque na unidade para mais duas semanas com aumento de 6% de consumo, ou seja, não haverá ruptura de estoque.

Neste exemplo, o BI gerou um reporte com seus dados do passado, e mostrou a situação atual do comportamento do seu estoque, para que então você tome as decisões cabíveis.

Vamos supor a mesma situação com o uso do BA. O Business Analytics analisará a pergunta: Porque houve um aumento de 6% no consumo de água na unidade de Joinville – SC?

A análise lhe trará insights que, o consumo de água aumentou em Joinville – SC, pois nesta cidade em específico, quando a temperatura se mantém por 14 dias entre 28°C e 32°C, o consumo de água aumenta 6%. Não o bastante, o BA apontou que em 7 dias haverá uma ruptura de estoque. O que gera mais uma pergunta:

Porque haverá ruptura se há estoque suficiente para 14 dias com aumento de 6% do consumo?

Business Analytics, analisa padrões de comportamento e fornece uma análise preditiva. Neste momento, a machine learning (Inteligência Artificial) contida no BA, cruzou o comportamento de consumo com a previsão do tempo e chegou a seguinte conclusão: Para os próximos 7 dias, a temperatura será a mesma, (entre 28°C e 32°C), porém, após o 15º dia consecutivo de calor, o aumento de consumo é de 12%, havendo a necessidade imediata de compra de água para suprir a demanda identificada previamente.

A grande diferença neste caso é que o primeiro sistema (BI) reportou o que tinha acontecido e a situação atual de estoque, para que então com esses dados sua equipe buscasse montar outra análise para tomar a melhor decisão.

Já no caso do BA, ele olhou o passado, analisou o comportamento dos seus dados do presente com dados externos (clima e temperatura) que geram impacto no seu negócio e deu a orientação: Vai faltar água!

Conseguiu entender as diferenças entre BI e BA? E então, o que você precisa para tornar seu negócio mais competitivo?

O Lemon·go é uma solução completa de Business Analytics. Quer saber mais? Nossa equipe de analistas de negócio e cientistas de dados, podem ajudar entendendo melhor o seu problema e orientando a melhor forma resolvê-lo.

Acesse www.lemongo.com.br

Compartilhe

Conteúdos relacionados

O uso de dashboards para gestão comercial tem se tornado cada vez mais comum, as telas grandes e painéis de...

Em evento realizado na tarde desta segunda-feira (dia 4/12), no Instituto Caldeira, em Porto Alegre, foram conhecidas as quatro startups...

Participamos do POD CONECTAR o Podcast do Sindilojas POA, com o tema: O Poder dos Dados no Varejo Moderno. Nos...

Agende uma demonstração

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur. Sed ut lectus integer duis condimentum. Euismod aliquam sapien quis vitae dignissim quis pharetra ut volutpat. Euismod