Analytics x Business Intelligence: diferenças, benefícios e mais!

A gestão da informação nos negócios está cada vez mais aliada à tecnologia. Ela acompanha as mudanças de mercado e consumo, bem como as informações derivadas deles e de processos internos.

A compilação, quantificação e qualificação de dados em business intelligence e business analytics proporcionam monitoramento exato e útil de dados. Assim, eles servem — com grande confiabilidade — de base para ações do planejamento estratégico e tomada de decisões de gestores.

Continue lendo e conheça as diferenças das aplicações desses dois métodos e como eles atuam em favor do crescimento de empresas. Veja também qual processo encaixa-se melhor em determinada organização.

Método business analytics

Através de dashboards com estatísticas preditivas, a inteligência em análises de negócios utiliza informações — até mesmo correntes — para criação de prognósticos úteis.

A função dos painéis e ferramentas é extrair dados acompanhados em tempo real e criar algoritmos que prevejam mudanças de cenário influentes para a organização. Os insights fornecidos para o todo e para departamentos específicos podem potencializar resultados ou tornar processos mais rentáveis.

Um dos grandes aliados do analytics é o cloud computing, que representa a capacidade de dashboards computarem informações infinitamente disponíveis de forma flexível e ágil.

Método business intelligence

O BI, complementado pelo analytics, extrai as informações de diferentes campos do negócio e fornece a gestores a base para escolha de caminhos a seguir. Atua de forma influente e direta no planejamento estratégico, visando, também, resultados.

Porém, o business intelligence não funciona sem o analytics. Além dele, o BI necessita de outras ferramentas, entre elas, sistema de integração, rede de ligação de dados, cloud computing e repositório de dados.

Diferenças entre as soluções

Diferentemente do BI, o analytics tem menor custo e é mais rapidamente implementado, além de ser uma plataforma flexível e menos dependente de áreas técnicas de softwares e sistemas.

A autonomia para os usuários da análise de negócios também é maior em relação ao BI, mais um fator consequente da não dependência de TI.

Na prática, o BI desenvolve indicadores de desempenho e analisa tendências, entre outras práticas voltadas para a base de decisões. Enquanto isso, o analytics não inclui alicerces de conhecimento para ações e mudanças no planejamento estratégico, mas conduz gestores a isso.

A mineração de dados no analytics revela padrões, comportamentos e demais informações úteis contidas no volume. Seria o que move todo o conjunto do BI, mas atuando de forma mais enxuta e independente.

Escolha do melhor processo

Na verdade, os métodos não estão em diferentes hemisférios e não há como separá-los totalmente como opções distintas. Ambos mensuram dados e, combinados com a tecnologia, são aliados de empresários na busca por eficiência de processos e maximização de resultados.

Mas cada tipo de negócio deve focar no que necessita de acordo com seu tamanho e suas operações. Veja alguns exemplos:

Empresas de grande porte e multinacionais

Para essas gigantes, não há como ficar sem o suporte complexo do business intelligence. São diversas ferramentas e processos, inclusive o analytics.

Tais companhias precisam de muitos dados, sub-plataformas e sistemas avançados e customizados para seus trabalhos, além de profissionais tecnicamente preparados. Além disso, possuem aporte financeiro para o grande investimento que tal solução exige.

Pequenos e médios empreendimentos

Nesses casos, é muito mais fácil, rentável, dinâmico e até mesmo eficiente focar apenas no método de análise de negócios como mais um agente de crescimento.

Os dashboards podem ser operados até por gestores e funcionários sem grande conhecimento de informática, redes e sistemas. Os processos são enxutos, pouco complexos e mais diretos para as pessoas jurídicas menores, e não há necessidade de arcar com tantos custos.

E você, prefere business intelligence ou analytics? Já utiliza algum deles? Conte para a gente nos comentários qual solução atende melhor ao seu negócio.

Compartilhe

Conteúdos relacionados

O uso de dashboards para gestão comercial tem se tornado cada vez mais comum, as telas grandes e painéis de...

Em evento realizado na tarde desta segunda-feira (dia 4/12), no Instituto Caldeira, em Porto Alegre, foram conhecidas as quatro startups...

Participamos do POD CONECTAR o Podcast do Sindilojas POA, com o tema: O Poder dos Dados no Varejo Moderno. Nos...

Agende uma demonstração

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur. Sed ut lectus integer duis condimentum. Euismod aliquam sapien quis vitae dignissim quis pharetra ut volutpat. Euismod