Decisões baseadas na opinião da pessoa com maior salário.

Mesmo com muitos dados, informações externas e análises econômicas, algumas empresas insistem em tomar decisões de forma arriscada, puramente intuitiva e sem o uso de dados.

Quando você precisa tomar uma decisão em seu negócio, o normal é você se informar ao máximo, para poder tomar a melhor decisão possível. Isso significa analisar dados do comportamento da empresa no passado, as tendências para o futuro e incluir ainda todo tipo de variável que de alguma forma ajude a indicar para onde o futuro nos leva.

É claro que se o esforço necessário para conseguir as informações no formato adequado e analisar elas, forem muito maior do que o impacto das decisões, as pessoas tendem a seguir seu “Feeling” ou o Feeling da pessoas com maior salário. Por isso é muito importante sempre ter as informações de forma estruturadas e atualizadas.

O que é a OPRMS?

Infelizmente o OPRMS (Opinião da pessoa com o maior salário) ou em inglês HIPPO “Highest Paid Person’s Opinion” ainda é o mais usado nas empresas, e não só pela questão do salário, mas também pelo maior cargo da empresa ou a pessoa com mais tempo de casa e assim vai. Lembrando também que, quando alguém terceiriza sua análise, ou seja, passa para o chefe ou superior imediato, é uma forma de dizer: Olha, não fui eu que decidi!

Eu não quero aqui invalidar a capacidade dos profissionais com altos cargos, ou grandes salários, apenas quero esclarecer que, só com essa experiencia as decisões serão pobres e arriscadas, e nossa intuição pode nos levar ao erro, pois a quantidade de variáveis de mercado que influenciam o negócio, como política, economia, sociedade, meio ambiente, ambiente local, variáveis culturais e tantas outras tornam quase impossível tomar decisões do dia-a-dia com base apenas da nossa percepção.

Se não bastassem todas essas variáveis ainda temos distorções comuns da maneira como cada um de nós enxerga o mundo. Pessoas mais pessimistas, mais otimistas, mais humanos, lógicos e etc.

Vamos ao roteiro!

Existe um roteiro que pode ajudar você a melhorar o processo de decisões por dados, e para isso é só seguir esse script aqui:

1. Defina o tipo de decisão que você precisa tomar diariamente, mensalmente, semestralmente e assim por diante

Ex: Meta de vendas, promoção de produtos, busca de clientes, aumento do resultado etc.

2. Descreva informações e parâmetros você precisa analisar para melhorar essas decisões;

Ex: vendas no ano passado, margem média, desempenho de vendedores, ciclo de vida de cliente e produtos, comportamento de consumo, share de mercado;

3. Monte análises prévias

Ex: Para saber qual meta de vendas, preciso comparar o desempenho das vendas dos últimos 3 meses, com o Ano anterior no mesmo período, acrescido da inflação.

4. Crie uma rotina para coleta desses números

o Ex: Total de vendas, o comercial deve levantar diariamente, inflação o Financeiro todo mês busca, etc.

5. Para tomar uma decisão mais estratégica, aponte os números que basearam sua decisão, assim você vai manter um histórico de comportamento das decisões, e pode ir melhorando ao longo do tempo.

Claro que fazer isso manualmente dá bastante trabalho, em alguns casos, gestores perdem 40% do seu tempo buscando informações para tomar decisões.

A notícia boa, é que se você quiser que as coletas, as análises, e o cruzamento dos dados sejam automatizados, você pode usar uma solução como o Lemon·go para análise e de apresentação dos dados, e nossa equipe de consultoria em Inteligência de Dados para ajudar a definir o que você deve medir e como deve medir.

Ficou com dúvidas, ou quer entender melhor como a gente faz isso todos os dias?

Entre em contato com a gente!

Abraços e boas análises!

Cassio Henrique F. Ramos

Compartilhe

Conteúdos relacionados

O uso de dashboards para gestão comercial tem se tornado cada vez mais comum, as telas grandes e painéis de...

Em evento realizado na tarde desta segunda-feira (dia 4/12), no Instituto Caldeira, em Porto Alegre, foram conhecidas as quatro startups...

Participamos do POD CONECTAR o Podcast do Sindilojas POA, com o tema: O Poder dos Dados no Varejo Moderno. Nos...

Agende uma demonstração

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur. Sed ut lectus integer duis condimentum. Euismod aliquam sapien quis vitae dignissim quis pharetra ut volutpat. Euismod